quinta-feira, 17 de março de 2016

Os benefícios dos flavonóides no processo de envelhecimento

Estudo confirma que a ingestão de frutas e vegetais ricos em flavonóides ajuda os adultos a reduzirem  o ganho de peso à medida que envelhecem. Essa substância age também  como excelente antioxidante no organismo, além de ser anti-inflamatório.  A maioria das plantas possui diferentes flavonóides em concentrações variadas. Sua função no vegetal é de proteção.

A pesquisa foi desenvolvida pelo Harvard T.H. Chan School of Public Health, de Boston. O trabalho durou 31 anos e envolveu 124 mil pessoas. O levantamento comprova  que o aumento da ingestão de frutas como maçãs, morangos e uvas está  associado com um menor ganho de peso.

O objetivo desse trabalho  foi determinar quais as frutas e legumes  são melhores para a manutenção do peso. “ A maioria dos especialistas orienta as pessoas a ingerirem frutas e legumes para manter o peso, mas não especificam quais delas são melhores para controle/prevenção da obesidade”, relata.

A equipe  excluiu do estudo as  pessoas que apresentavam doenças crônicas e aquelas que já eram obesas quando o levantamento foi iniciado. As mulheres que engravidaram durante o processo foram liberadas do acompanhamento até o final da gestação.

Ao longo dos 31 anos, metade dos participantes consumia  de 224 miligramas a 247 miligramas de flavonóides por dia, o que resultou em menos peso. Eles eram acompanhados diariamente.


O levantamento levou em conta diversos fatores que podem influenciar diretamente no peso, incluindo idade, sexo, exercício físico, tabagismo, álcool, cafeína, sono e o sedentarismo.
Foram contabilizados ainda os que consumiam sucos, alimentos fritos,  grãos, produtos com baixo teor de gordura, produtos lácteos, refrigerantes, carnes processadas e não processadas, gorduras trans e frutos do mar.

Casca

Para obter os benefícios dos flavonóides, os alimentos  não devem ser armazenados por muito tempo para não perder essa propriedade. Como a sua função é proteção do vegetal, a  maior concentração encontra-se na casca, porém é preciso lavar bem.

Se possível, dê preferência a produtos orgânicos  confiáveis por serem livres de agrotóxicos.  Os produtos também não podem ser cozidos por muito tempo, e deve-se optar pelo cozimento ao vapor ou  ingeri-los crus ( o mais indicado).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado!