segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

A importância dos alimentos fermentados para o intestino

Probióticos são organismos vivos minúsculos, a exemplo de algumas bactérias e leveduras que residem dentro do intestino. Porém, nem todas as bactérias que vivem nesse ambiente são probióticas.

A ciência mostra que existem 100 trilhões desses organismos vivos do “bem” dentro do intestino, mas algumas variedades predominam e são bem conhecidas, tais como Lactobacillus e Bifidobacterium.

Organismos probióticos também podem ser encontrados em uma ampla variedade de alimentos fermentados, como iogurte, kefir (bebida feita de leite fermentado), leitelho, queijos envelhecidos selecionados. Mas, importante frisar que o leite e derivados só possuem probióticos quando não são pasteurizados.
Leite e derivados quando pasteurizados não são probióticos
Outros alimentos que possuem probióticos são o chucrute (conserva em repolho fermentado), kimchi (acelga fermentada), e suplementação kombucha. Esta última é usada geralmente pelos atletas para aumentar a ingestão de probióticos.

Mas é necessário que o consumidor fique atento, pois existem produtos que garantem grande quantidade de bactérias saudáveis, no entanto não passa de marketing. Por isso, ao adquirir alimentos probióticos é preciso ficar atento, observar o rótulo e verificar se a empresa que produz é de fato reconhecida e tem credibilidade no mercado.

Algo prático, fácil e de baixo custo de fazer é o kimchi  e o Kefir, que podem ser ingeridos no café da manhã. Tem ainda o kombucha, mas é caro e nem todos podem adquirir.
O Kimchi e o Kefir  são fáceis de fazer e acessíveis a todos 

Suplementação 

A vantagem da suplementação é que podem fornecer um número substancial de bactérias sem que você precise mudar drasticamente suas preferências alimentares. 

Prebióticos

É aconselhável o consumo de alimentos ricos em fibras solúveis (prebióticos), como leguminosas e frutas. Essas iguarias servem de substrato para a manutenção de uma flora intestinal
A biomassa da banana verde é um alimento prebiótico
equilibrada e sadia. Um alimento com essas propriedades é a biomassa da banana verde, que  tem ainda a vantagem de ser de baixo custo e facilmente produzido em casa.

Proteção proveniente da genética

Alguns núcleos microbianos semelhantes são comuns entre os indivíduos, no entanto existem pessoas que possuem uma “proteção” distinta e variável no intestino, geralmente influenciada pela sua genética, estilo de vida, dieta e ambiente.

Quando o intestino não está sadio,  o ambiente se torna propenso a doenças, ocorrendo uma "disbiose" (desequilíbrio da flora intestinal). Isto ocorre quando um gênero de bactérias potencialmente prejudicial predomina sobre as probióticas.

O perigo das “dietas”

Existe uma relação complexa e muito pessoal entre a dieta e os micróbios presentes no intestino. A disbiose - provocado por dietas inadequadas - tem sido identificada como um fator que contribui para o desenvolvimento de uma gama de problemas cardiovasculares, cancro colorretal, síndrome do intestino irritável, doenças autoimunes, doença de Crohn (fator de risco para o câncer do intestino), a obesidade, a diabetes tipo 2, colitis  (inflamação no intestino grosso) e  retocolite ulcerativa (inflamação e ulcerações que surgem no intestino grosso e no reto).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado!